segunda-feira, 9 de junho de 2014

Xcalac, Costa Maya, o México como ele é...

Localizada na costa Maya, a cidade mostra o México que você turista não pretende exatamente encontrar.
Imagem obtida no street View do google

Aqui eu quero abrir um parênteses e dizer que existem cidades que retratam o estereótipo de desertos, chapéus imensos, comida mega apimentada e nenhuma forma de comunicação ou quase nenhuma, uma dessas cidades é Xcalac (équiskalaqui). Há outra cidade semelhante, que vou falar em outro momento: Tuxpan.
Em Xcalac vá com pesos, não há caixa eletrônico. O único hostel próximo da rua principal é simples e o calor nele insuportável. Não havia ar condicionado, apenas um ventilador e uma rede. Não existe táxi para voltar, se você foi a volta não é garantida. Ainda bem que conseguimos fazer com que um dos moradores nos levasse de volta à Mahawual (Mahahual). Depois dessa experiência ficamos atentos para não sair sem pesos suficientes para um retorno apressado, rsrsrs.
Cidade de pescadores e de moradores com aparência indígena, os descendentes Mayas. Também tem sua beleza ao admirar  o mar caribenho, ainda que debaixo de um sol escaldante.
Foto de Sandra Mabel no Street View

Quando nos foi dito sobre a história da cidade, que ela foi arrasada pelo mar e por ciclones. Reconstruída a partir do nada, fica a sensação de que é um povo guerreiro, que merece seu sossego. 

Lembra a paisagem do filme Apocalypto do Mel Gibson, vale a pena ver também!!!

Nenhum comentário: