sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Revisão de textos: desvios comuns encontrados nos textos acadêmicos

Preliminarmente eu diria que a noção de erro é contestada pela sociolinguística capitaneada por Marcos Bagno, sendo usada a expressão desvio da norma. Que na escrita, especial na escrita de teses a norma culta é regra e por isso os desvios devem ser evitados. Que o segredo da boa escrita é a quantidade de leitura. Que para conhecer e identificar o que é um desvio da norma é preciso conhecimento de disciplinas ministradas nos cursos de Letras.

Dito isso, os desvios:

A quebra da regra de acentuação da proparoxítona é um desvio bastante comum.

A inobservância à concordância nominal e verbal é recorrente.

O uso inadequado dos demonstrativos também ocorre bastante.

Entre o pessoal do nível de especialização (pós, mestrado e doutorado) acontece uma hipercorreção, que é quando quem escreve corrige duplamente, digamos assim, incorrendo em erro (ao aplicar uma correção sobre a correção que se imagina ser a correta, acaba errando). Na hipercorreção é possível identificar que o estudante teve acesso à norma culta, mas não a incorporou completamente. Algumas vezes indica [a hipercorreção] a mudança de estrato social, em que pessoas de classe mais humilde em sua naturalidade não utilizariam a norma culta no cotidiano, gerando momentos de hipercorreção na fala e na escrita. A hipercorreção é estudada em sociolinguística [disciplina do curso de letras].

Uso indiscriminado do corretor do Word (processador de texto da Microsoft). [[O corretor ortográfico do word não é um professor de português, não lê e compreende o que está sendo dito para oferecer a correção acertada. Funciona por padrões de oração.]] É um bom recurso, mas deve ser usado com critério.

sábado, 9 de setembro de 2017

Plano de aula: como elaborar o projeto

Eu gostaria de contribuir com o conhecimento que adquiri na faculdade e fora dela, elaborando Planos de Aula para meus alunos, com um exemplo abaixo e dicas para escrever o seu Plano.
Nós, professores, devemos conhecer o projeto pedagógico da escola para preparar o Plano de Aula. Assim, o projeto de Língua Portuguesa está atrelado ao ensino de linguagens, códigos e suas tecnologias.
Tendo o conteúdo que você irá trabalhar, no caso do exemplo abaixo, literatura, podemos criar o Plano de Aula.

PLANO DE AULA

(modelo)

Data: 
Objetivos: (os alunos deverão ser capazes de) 
Ler e interpretar adequadamente o texto;
Identificar o texto como dissertativo;
Produzir texto dissertativo.
Conteúdos:
     Texto "indique o texto a ser utilizado", publicado...(referencie o texto)
    Conceito de texto dissertativo e produção textual.
Procedimentos
Técnicas: Aula expositivo-dialogada, atividade no grande grupo, leitura oral, por alunos voluntários, do texto proposto; resposta ao questionário anexado; construção do conceito no grande grupo; solicitação de produção textual.
Recursos: Texto fotocopiado, questionário fotocopiado, quadro para explicações adicionais.
Avaliação: Será considerado satisfatório se os alunos participarem de todos os momentos da aula, respondendo o questionário e produzindo o texto.
Instrumento: Observação da professora quanto à participação dos alunos, questionário respondido e texto produzido.
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Aqui o segredo é selecionar um texto que chame a atenção dos alunos e preparar um questionário  que traga para os alunos a possibilidade de construir o conceito de teor dissertativo.
Após isso, ficará bem mais fácil trabalhar a produção textual.

Como encontrar palavras-chave no texto

Como encontrar palavras-chave no texto

Primeiro você precisa encontrar no texto o tema (conteúdo/assunto), com isso as palavras-chave irão surgindo naturalmente. Por exemplo se é um texto sobre educação abordando o processo de ensino-aprendizagem. Eis o tema: ensino-aprendizagem. Com isso temos o macrocosmo [ensino/aprendizagem], todas os vocábulos inseridos, devido ao sentido, nesse macrocosmo podem ser tomados como palavras-chave.
A atenção é para que a palavra escolhida seja macrocosmo de outras. Por exemplo, no suposto texto sobre educação alguns conceitos importantes, como cognição, desenvolvimento da linguagem, letramento, destacam-se, podes apostar que encontraste as palavras.
Agora se no texto não há desenvolvimento de conceito de cognição, por exemplo, para o texto não será uma palavra-chave.
Pensa como um guarda-chuva, dentro do "guarda-chuva culinária" podes encontrar no texto conceitos de alimentação saudável, preparo correto de alimentos, segurança alimentar, receitas de sopas.
Comece com exercícios simples, tirinhas e avance para textos técnicos. Comente aqui como está sua evolução! 
Para entender como palavra-chave é importante, existe um algoritmo usado pela empresa google, quando digitamos uma palavra o algoritmo busca todas as palavras (que não escrevemos) relacionadas com a pesquisada, por sinonímia ou relações de sentido feita por quem busca a resposta ou quem criou os sites.
No entanto, não existe um extrator de palavras-chave para texto que substitua o raciocínio humano. Assim, localizar o tema do texto, a palavra-chave mãe, que muitas não é cópia do título, demonstra o seu raciocínio e poder de intelecção.

domingo, 3 de setembro de 2017

Onde está o paraíso?

Tudo bem ? Hoje lembrei de uma mensagem que li faz muito tempo, mas que sempre volta... Onde está o paraíso?


"Se, no teu centro um Paraíso não puderes encontrar,não existe chance alguma de, algum dia, nele entrar"
Angelus Silésius