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quinta-feira, 25 de abril de 2024
Aula de Língua Portuguesa, Revisão de texto, Português para estrangeiro,
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024
Análise morfossintática com exemplo
A realização de análise morfossintática envolve dissecar uma oração para revelar suas estruturas linguísticas subjacentes. A divisão em unidade léxica é parte do processo, assim como a marcação de classes gramaticais em que são dissecadas, facilitando a identificação de suas funções sintáticas dentro da oração.
Ao mesmo tempo, a análise morfológica investiga a estrutura interna das palavras, descobrindo morfemas que contribuem para a sua constituição geral.
Além disso, desenvolve-se a análise sintática, examinando meticulosamente a estrutura gramatical da frase. Esse processo envolve o estabelecimento de relações entre lexemas e a verificação de seus respectivos papéis sintáticos, culminando em uma representação em forma de árvore que elucida a sintaxe da frase. A análise de dependência refina ainda mais a análise, esclarecendo as relações entre as palavras, revelando a estrutura hierárquica e as conexões gramaticais inerentes à oração.
Paralelamente, a análise da estrutura das frases fornece um exame holístico da organização do texto, investigando a disposição das palavras e frases para discernir a estrutura sintática abrangente. Juntos, esses processos intrincados desvendam as complexidades morfossintáticas incorporadas em um texto com oração ou período/s, oferecendo uma compreensão abrangente de seus fundamentos gramaticais e morfológicos.
Essencial para os profissionais de letras. Por isso, deixo um exemplo de análise morfossintática em formato de imagem, de um período composto por subordinação, uma oração subordinada substantiva apositiva.
Apositiva porque se trata de um período contendo um aposto oracional.
Revisão textual (contato)
terça-feira, 9 de janeiro de 2024
Plano de aula: como elaborar
Plano de aula: como elaborar o projeto
LetrasEu gostaria de contribuir com o conhecimento que adquiri na faculdade e fora dela, elaborando Planos de Aula para meus alunos, com um exemplo abaixo e dicas para escrever o seu Plano.Nós, professores, devemos conhecer o projeto pedagógico da escola para preparar o Plano de Aula. Assim, o projeto de Língua Portuguesa está atrelado ao ensino de linguagens, códigos e suas tecnologias.
Tendo o conteúdo que você irá trabalhar, no caso do exemplo abaixo, literatura, podemos criar o Plano de Aula.
PLANO DE AULA(modelo)
Data:
Objetivos: (os alunos deverão ser capazes de)
Ler e interpretar adequadamente o texto;
Identificar o texto como dissertativo;
Produzir texto dissertativo.
Conteúdos:
Texto "indique o texto a ser utilizado", publicado...(referencie o texto)
Conceito de texto dissertativo e produção textual.
Procedimentos
Técnicas: Aula expositivo-dialogada, atividade no grande grupo, leitura oral, por alunos voluntários, do texto proposto; resposta ao questionário anexado; construção do conceito no grande grupo; solicitação de produção textual.
Recursos: Texto fotocopiado, questionário fotocopiado, quadro para explicações adicionais.
Avaliação: Será considerado satisfatório se os alunos participarem de todos os momentos da aula, respondendo o questionário e produzindo o texto.
Instrumento: Observação da professora quanto à participação dos alunos, questionário respondido e texto produzido.
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Aqui o segredo é selecionar um texto que chame a atenção dos alunos e preparar um questionário que traga para os alunos a possibilidade de construir o conceito de teor dissertativo.
Após isso, ficará bem mais fácil trabalhar a produção textual.
Qualquer dúvida só chamar, ficarei muito feliz em poder ajudar.
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segunda-feira, 12 de junho de 2023
Adjetivos na Língua Portuguesa
O adjetivo é utilizado para qualificar o nome (substantivo), conferir uma qualidade positiva, neutra, negativa.
O adjetivo é classificado de cinco maneiras: simples, composto, primitivo, derivado ou pátrio.
Por exemplo: "As equipes africanas" (africanas=adjetivo pátrio).
O adjetivo simples tem um só radical (argentino, triste), o adjetivo composto tem mais de um radical (castanho-claro), o adjetivo derivado vem de substantivos, adjetivos ou verbos (belíssimo, perfumado, cheiroso).
quarta-feira, 7 de junho de 2023
Transitividade Verbal
Quanto à transitividade os verbos podem ser transitivos Diretos ou Indiretos. Também podem ser bitransitivos (ou com dupla transitividade usando a sigla VTDeI).
Os Verbos Transitivos Diretos são aqueles que pedem como complemento um objeto Direto (OD).
Exemplo: Eu comprei uma bolsa. (comprei -> VTD uma bolsa -> OD)
Os Verbos Transitivos Indiretos são aqueles que pedem como complemento um objeto Indireto (OI).
Exemplo: Eu sonhei com você. (sonhei -> VTI com você -> OI)
A diferença entre os dois é que o VTI exige um complemento precedido de preposição.
Para reconhecer o OI saiba as preposições!
Preposições: A, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, per, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
segunda-feira, 5 de junho de 2023
Técnica para fazer uma resenha opinativa
Primeiro anota as ideias mais importantes do texto objeto da resenha opinativa (texto que seu professor passou). Se você não sabe como fazer aprenda no artigo "Como localizar Palavras-chave no texto".
Faça a leitura marcando no texto as ideias principais!
Com as ideias principais anotadas, agora você pode passar a opinar sobre o que o autor disse, você concorda? Quais os pontos? Discorda? Explica brevemente as suas razões.
Um resumo crítico não tem mais de uma página, o que significa que é bastante rápido de produzir. Uma dica bacana para quem tem dificuldade de colocar seus pensamentos no papel é imaginar que você está contando sobre o texto lido para alguém. Aí você vai escrevendo essas palavras que você imaginou estar dizendo e os argumentos que você usou em formato de rascunho, sem preocupação com forma ou conteúdo.
Refaça a leitura do texto, passe a limpo seu rascunho - agora com introdução (qual texto, título, assunto, autor, ano e algum detalhe relevante), desenvolvimento (concordância/discordância e argumentos) e conclusão. Faça os ajustes necessários de ortografia, coerência.Boa sorte!
domingo, 4 de junho de 2023
Teste para o sexto ano do ensino fundamental II
TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESANome: ________________________________ Turma: Data ___/___/____1. Interpretação de texto. Leia atentamente a canção “o caderno” de Toquinho/Mutinho. Após responda as questões abaixo.
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas bimestrais
Você vai ver
Serei de você confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer
Só peço a você um favor
Se puder
Não me esqueça num canto qualquer
a) Qual o tema (assunto) do texto (resposta completa)?_______________________________________________________________________
b) Qual a mensagem do texto (lição que o poema ensina)? Explique.______________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual a tua opinião sobre a canção? Pensas da mesma forma? Explique._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Produção de texto. Escreva uma pequena redação sobre “o que a amizade representa” (10 linhas mínimo). Não se esqueça de que redação tem início, meio, fim e título!
3. Acentua corretamente as palavras abaixo e informa a classificação de acordo com a sílaba tônica acentuada:
Musica (substantivo) __________ Cortex__________ Para (Estado brasileiro) __________Barbaros __________ Cantaro __________ otimo __________Pe __________ Saudavel __________ Parabens __________
4. a) O que é o adjetivo?___________________________________________________________________b) Dê 2 exemplos de adjetivos___________________________________________________________________c) Transforma as locuções adjetivas em adjetivos:Do mundo _______________ De anjo _______________Do Brasil _______________ De mãe _______________
5. Informa a classificação dos artigos a seguir:a) “a” _______________________ c) “uns” ______________________b) “um” ______________________ d) “umas” ______________________
6. Marque a alternativa que apresenta numeral:( ) Nunca deixe de sonhar!( ) Disse aquilo ao Diretor.( ) Comprei duas cenouras.
Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio
Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio
Objetivos:
- Conhecer, diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de textos;
- Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros;
- Reconhecer e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos.
Leitura, interpretação e discussão de textos dissertativos, narrativos, informativos, literários e científicos, poesias e imagens (tirinhas, charges).
Produção de textos narrativos, de textos opinativos, de resumos (textos informativos, literários e científicos) e outros que incluam a diversidade de recursos da língua.
1º
Conceitos semânticos e morfológicos;
Variantes linguísticas;
Análise de textos, vocábulos e construções - Patrimônio linguístico português (cultura das diversas comunidades de falantes);
Norma de prestígio e os desvios (oralidade).
Morfologia: classes de palavras, flexões e usos nos discursos linguísticos.
2º
Convenção ortográfica da Língua Portuguesa.
Sintaxe: princípios que fundamentam a relação entre os termos de uma oração.
Poemas, Sonetos.
Conhecimento e aplicação dos princípios gramaticais que regem a língua portuguesa:
3º
Identificação, compreensão de ironia, humor e sentimento (crônica).
Semântica: linguagem denotativa e conotativa (figuras de linguagem).
Análise e compreensão das normas gramaticais.
Construção de argumentação.
Solução de questões ENEM.
segunda-feira, 15 de maio de 2023
Universo
"I won't let my guard down For anyone but you....
Just like a star across my sky Just like an angel off the page You have appeared to my life Feel like I'll never be the same Just like a song in my heart Just like oil on my hands Honor to love you Still wonder why it is..... You've got this look I can't describe You make me feel like I'm alive When everything else is au fait Without a doubt you're on my side Heaven has been away too long"sábado, 22 de abril de 2023
IA pode tirar o seu trabalho?
A inteligência artificial (IA) está transformando rapidamente o mundo ao nosso redor, e um dos maiores impactos que está causando é no mercado de trabalho. Embora a IA tenha o potencial de criar novos empregos e aumentar a eficiência em muitos setores, ela também está prestes a assumir muitos dos trabalhos atualmente realizados por humanos.
Existem várias razões pelas quais a IA provavelmente assumirá muitos empregos nos próximos anos. Em primeiro lugar, a IA é simplesmente melhor em muitas tarefas do que os humanos. Isso ocorre porque a IA pode processar grandes quantidades de dados com rapidez e precisão e pode aprender com seus erros para melhorar continuamente seu desempenho. Em contraste, os humanos são limitados por sua capacidade de processar informações e sua tendência a cometer erros.
Outro fator que contribui para o aumento da IA no mercado de trabalho é a economia de custos que ela pode proporcionar. Em muitos casos, os sistemas de IA podem executar as mesmas tarefas que os humanos por uma fração do custo. Isso os torna uma opção atraente para empresas que buscam reduzir custos e aumentar a eficiência.
Uma das indústrias que provavelmente será mais afetada pelo aumento da IA é a manufatura. Muitas fábricas já estão fazendo uso de sistemas automatizados para executar tarefas que antes eram feitas por humanos. À medida que a tecnologia de IA continua a melhorar, é provável que mais e mais empregos de manufatura sejam assumidos por máquinas.
Outros setores que provavelmente serão afetados pela IA incluem transporte, atendimento ao cliente e até saúde. Em cada um desses campos, a IA tem potencial para melhorar a eficiência e reduzir custos, o que pode levar a perdas significativas de empregos nos próximos anos.
Claro, nem tudo são más notícias. Embora a IA provavelmente assuma muitos empregos, também é provável que crie novos. Por exemplo, à medida que os sistemas de IA se tornam mais prevalentes, haverá uma demanda maior por pessoas que possam projetá-los, programá-los e mantê-los. Além disso, sempre haverá tarefas que são mais adequadas para humanos do que para máquinas, como trabalho criativo ou tarefas que requerem interação humana.
Em última análise, a ascensão da IA no mercado de trabalho é uma questão complexa com implicações positivas e negativas. Embora esteja claro que muitos empregos serão perdidos para as máquinas nos próximos anos, também é possível que novos empregos sejam criados e que o impacto geral no mercado de trabalho seja positivo. Como em qualquer grande mudança tecnológica, cabe à sociedade como um todo garantir que os benefícios da IA sejam maximizados e que seus impactos negativos sejam mitigados.