Postagens

Plano de aula: como elaborar

Imagem
Plano de aula: como elaborar o projeto Letras Eu gostaria de contribuir com o conhecimento que adquiri na faculdade e fora dela, elaborando Planos de Aula para meus alunos, com um exemplo abaixo e dicas para escrever o seu Plano. Nós, professores, devemos conhecer o projeto pedagógico da escola para preparar o Plano de Aula. Assim, o projeto de Língua Portuguesa está atrelado ao ensino de linguagens, códigos e suas tecnologias. Tendo o conteúdo que você irá trabalhar, no caso do exemplo abaixo, literatura, podemos criar o Plano de Aula.   PLANO DE AULA (modelo) Data:  Objetivos : (os alunos deverão ser capazes de)  Ler e interpretar adequadamente o texto; Identificar o texto como dissertativo; Produzir texto dissertativo. Conteúdos :      Texto " indique o texto a ser utilizado ", publicado...( referencie o texto )     Conceito de texto dissertativo e produção textual. Procedimentos Técnicas : Aula expositivo-dialogada, atividade no grande grupo, ...

Adjetivos na Língua Portuguesa

  O adjetivo é utilizado para qualificar o nome (substantivo), conferir uma qualidade positiva, neutra, negativa. O adjetivo é classificado de cinco maneiras: simples, composto, primitivo, derivado ou pátrio. Por exemplo: "As equipes africanas" (africanas=adjetivo pátrio). O adjetivo simples tem um só radical (argentino, triste), o adjetivo composto tem mais de um radical (castanho-claro), o adjetivo derivado vem de substantivos, adjetivos ou verbos (belíssimo, perfumado, cheiroso).  

Transitividade Verbal

  Quanto à transitividade os verbos podem ser transitivos Diretos ou Indiretos. Também podem ser bitransitivos (ou com dupla transitividade usando a sigla VTDeI).   Os Verbos Transitivos Diretos são aqueles que pedem como complemento um objeto Direto (OD). Exemplo: Eu comprei uma bolsa. (comprei -> VTD                          uma bolsa -> OD)   Os  Verbos Transitivos Indiretos são aqueles que pedem como complemento um objeto Indireto (OI). Exemplo: Eu sonhei  com  você. (sonhei -> VTI                           com  você -> OI)     A diferença entre os dois é que o VTI exige um complemento precedido de  preposição .   Para reconhecer o OI saiba as preposições!   Preposições: A, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, per, para, perante, por,  sem, sob, sobre, trás.

Técnica para fazer uma resenha opinativa

  Primeiro anota as ideias mais importantes do texto objeto da resenha opinativa (texto que seu professor passou).  Se você não sabe como fazer aprenda no artigo "C omo localizar  Palavras-chave  no texto". Faça a leitura marcando no texto as ideias principais! Com as ideias principais anotadas, agora você pode passar a opinar sobre o que o  autor disse, você concorda? Quais os pontos? Discorda? Explica brevemente as suas razões.  Um resumo crítico não tem mais de uma página, o que significa que é bastante rápido de produzir. Uma dica bacana para quem tem dificuldade de colocar seus pensamentos no papel é imaginar que você está contando sobre o texto lido para alguém. Aí você vai escrevendo essas palavras que você imaginou estar dizendo e os argumentos que você usou em formato de rascunho , sem preocupação com forma ou conteúdo. Refaça a leitura do texto, passe a limpo seu rascunho - agora com introdução (qual texto, título, assunto, autor, ano e algum deta...

Teste para o sexto ano do ensino fundamental II

  TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: ________________________________ Turma:   Data ___/___/____ 1 .  Interpretação de texto.  Leia atentamente  a canção “o caderno” de Toquinho/Mutinho. Após responda as questões abaixo. Sou eu que vou seguir você Do primeiro rabisco até o bê-a-bá Em todos os desenhos Coloridos vou estar A casa, a montanha, duas nuvens no céu E um sol a sorrir no papel Sou eu que vou ser seu colega Seus problemas ajudar a resolver Te acompanhar nas provas bimestrais Você vai ver Serei de você confidente fiel Se seu pranto molhar meu papel Sou eu que vou ser seu amigo Vou lhe dar abrigo Se você quiser Quando surgirem seus primeiros raios de mulher A vida se abrirá num feroz carrossel E você vai rasgar meu papel O que está escrito em mim Comigo ficará guardado Se lhe dá prazer A vida segue sempre em frente O que se há de fazer Só peço a você um favor Se puder Não me esqueça num canto qualquer a) Qual o tema (assunto) do texto (resposta completa)?___...

Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio

  Plano de Ensino de Língua Portuguesa    2º Ano do Ensino Médio Objetivos :          Conhecer, diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de textos;          Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros;          Reconhecer e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos. Leitura, interpretação e discussão de textos dissertativos, narrativos, informativos, literários e científicos, poesias e imagens (tirinhas, charges). Produção de textos narrativos, de textos opinativos, de resumos (textos informativos, literários e científicos) e outros que incluam a diversidade de recursos da língua. 1º   Conceitos semânticos e morfológicos; Variantes linguísticas; Análise de textos, vocábulos e construções - Patrimônio linguístico português (cultura das diversas comunidades de falantes); Norma de prestígio...

Universo

  "I won't let my guard down For anyone but you.... Just like a star across my sky Just like an angel off the page You have appeared to my life Feel like I'll never be the same Just like a song in my heart Just like oil on my hands Honor to love you Still wonder why it is..... You've got this look I can't describe You make me feel like I'm alive When everything else is au fait Without a doubt you're on my side Heaven has been away too long" https://youtu.be/gvH9Ccqk5qc