Apesar de todas as teorias, posso dizer por experiência que sempre aprendemos quando ensinamos. Não aprendemos só em termos de troca com o estudante, aprendemos e consolidamos o conhecimento que já temos do próprio conteúdo que estamos ensinando.
De um lado temos conteúdos que são explicados por alguém que já teve contato com os mesmos antes e possui um arcabouço teórico.
De outro lado, há o estudante que se depara pela primeira vez com tal assunto e que, com base nas explicações do professor, terá o contato inicial e subsídios para consolidar o conhecimento.
Do ponto de vista do cognitivismo são extremidades diferentes de um mesmo processo.
De um lado temos conteúdos que são explicados por alguém que já teve contato com os mesmos antes e possui um arcabouço teórico.
De outro lado, há o estudante que se depara pela primeira vez com tal assunto e que, com base nas explicações do professor, terá o contato inicial e subsídios para consolidar o conhecimento.
Do ponto de vista do cognitivismo são extremidades diferentes de um mesmo processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário