Professora de Português! Começa com minhas aventuras no México, dicas de tudo e outros escritos. Aqui sem regras
sábado, 7 de outubro de 2017
Criolo, Emicida - Não Existe Amor Em SP
Sou formada em Letras, leciono para o fundamental e médio e faço revisão de texto, tendo revisado teses de mestrado e doutorado, artigos e livros.
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
17 DICAS PARA FORTALECER SUA MENTE (DECISÕES)
1. Quando você enfrenta um revés, pense nisso como um
momento adequado que levará a uma realização futura.
2. Quando você encontrar adversidades, lembre-se, que se sai
melhor quem não enfrenta as adversidades. Essas pessoas a abraçam, sabendo que não é
um beco sem saída, mas um desvio para algo maior e melhor.
3. Quando você enfrenta pessoas negativas, saiba que a chave
da vida é permanecer positivo diante da negatividade, não na ausência dela.
Afinal, todos terão que superar a negatividade para se definir criando seu
sucesso.
4. Quando você enfrenta dificuldades lembre-se das pessoas
que acreditavam em você e falaram palavras positivas para você.
5. Quando você enfrenta críticos, lembre-se de se concentrar
apenas em ser o melhor que pode ser.
6. Quando você acorda pela manhã, faça uma caminhada matinal
de gratidão e oração, isso criará uma mente fértil pronta para o sucesso.
7. Quando você tem medo, confie. Deixe sua fé ser maior que
sua dúvida.
8. Quando você falhar, encontre a lição nisso e, em seguida,
lembre-se de uma hora em que você conseguiu.
9. Quando você entra na batalha, visualize o sucesso.
10. Quando você está pensando sobre o passado ou se preocupa
com o futuro, concentre sua energia no momento presente. Agora, é onde o seu
poder é o maior.
11. Quando quiser reclamar, identifique uma solução.
12. Quando sua própria autodúvida aglomera sua mente, use-a
e substitua-a por pensamentos positivos e conversações positivas.
13. Quando você se sente distraído, concentre-se em sua
respiração, observe seus arredores, limpe sua mente e vá para um lugar seguro
em sua mente (não é um evento aleatório. Pode ser criado).
14. Quando você se sente sozinho, pense em todas as pessoas
que o ajudaram no caminho e quem o ama e apoia agora.
15. Quando você está cansado e drenado, lembre-se de nunca,
nunca, nunca desistir, com força em tudo o que você faz.
16. Quando você sente que sua situação está além do seu
controle, renda-se. Concentre-se no que você pode controlar e solte o que você
não pode.
17. Quando você está em uma situação de alta pressão e o
jogo está na linha, e todos estão assistindo você, lembre-se de sorrir,
divertir-se e apreciar. A vida é curta;
você vive só uma vez. Você não tem nada a perder. Aproveite o momento.
Sou formada em Letras, leciono para o fundamental e médio e faço revisão de texto, tendo revisado teses de mestrado e doutorado, artigos e livros.
Oração dos estressados
ORAÇÃO DOS ESTRESSADOS
Por Luís Fernando Veríssimo
Senhor, dê-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar,
a coragem para mudar as coisas que não posso aceitar e a sabedoria para
esconder os corpos daquelas pessoas que eu tive que matar por estarem
me enchendo o saco.
Também, me ajude a ser cuidadoso com os calos em que piso hoje, pois
eles podem estar conectados aos sacos que terei que puxar amanhã.
Por Luís Fernando Veríssimo
Senhor, dê-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar,
a coragem para mudar as coisas que não posso aceitar e a sabedoria para
esconder os corpos daquelas pessoas que eu tive que matar por estarem
me enchendo o saco.
Também, me ajude a ser cuidadoso com os calos em que piso hoje, pois
eles podem estar conectados aos sacos que terei que puxar amanhã.
Ajude-me, sempre, a dar 100% no meu trabalho...
- 12% na segunda-feira,
- 23% na terça-feira,
- 40% na quarta-feira,
- 20% na quinta-feira,
- 5% na sexta-feira.
E... Ajude-me sempre a lembrar, quando estiver tendo um dia realmente ruime todos parecerem estar me enchendo o saco, que são necessários42 músculos para socar alguém e apenas 4 para estender meudedo médio e mandá-lo para aquele lugar...
Que assim seja!!!
Viva todos os dias de sua vida como se fossem o último.Um dia, quem sabe, você acerta
Sou formada em Letras, leciono para o fundamental e médio e faço revisão de texto, tendo revisado teses de mestrado e doutorado, artigos e livros.
terça-feira, 26 de setembro de 2017
Leandro Karnal | Não perca tempo com gente babaca
Sou formada em Letras, leciono para o fundamental e médio e faço revisão de texto, tendo revisado teses de mestrado e doutorado, artigos e livros.
domingo, 24 de setembro de 2017
Observar e absorver: Que vencedor, que nada
Observar e absorver: Que vencedor, que nada: Diante de uma sociedade que me obriga a coexistir com situações de extrema fragilidade e sofrimento, em que se aceita como "...
Sou formada em Letras, leciono para o fundamental e médio e faço revisão de texto, tendo revisado teses de mestrado e doutorado, artigos e livros.
sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Clean Bandit - Dust Clears ft. Noonie Bao [Official Video]
Sou formada em Letras, leciono para o fundamental e médio e faço revisão de texto, tendo revisado teses de mestrado e doutorado, artigos e livros.
domingo, 17 de setembro de 2017
Parov Stelar - Booty Swing
Sou formada em Letras, leciono para o fundamental e médio e faço revisão de texto, tendo revisado teses de mestrado e doutorado, artigos e livros.
sábado, 16 de setembro de 2017
A escrita em minha vida
Como primeira experiência de escrita eu tenho lembrança de ter escrito,
aos sete anos, um ‘livrinho’ denominado
“a liberdade e a esperança” com
ilustrações próprias. Minha tia (hoje falecida, também professora de português
e uma inspiração em minha vida) escrevera o prefácio. Senti-me tão profissional
e cheia de possibilidades quando o livro era exibido pelos adultos aos
visitantes para mostrar o meu suposto talento.
Minha experiência com a
escrita foi mais profusa no ensino médio,
quando eu relia/reescrevia obras canônicas em tom de humor a fim de realizar
apresentações para a disciplina de literatura. Naquela época, eu escrevi uma
peça sobre o “Negrinho do Pastoreio”, lenda regionalista gaúcha, com uma
apresentação para a turma, depois para o turno da noite e mesmo fora da escola.
Eu escrevi também a peça ‘Julieu e Rometa’ em que há o tom cômico e que foi bem
recebida pelo nosso público.
Fiz em parceria com uma
colega uma releitura cômica de ‘o pequeno príncipe’, entre outras peças menores.
A professora de literatura do ensino médio, Teresinha, foi super importante e a
grande responsável por nós desenvolvermos o gosto pelo teatro, pela escrita.
Sou formada em Letras, leciono para o fundamental e médio e faço revisão de texto, tendo revisado teses de mestrado e doutorado, artigos e livros.
A leitura e a escrita em minha vida
Não lembro bem como, se fui
estimulada ou não, mas o fato é que eu comecei a ler aos quatro anos de idade.
Isso era muito peculiar na época...
A verdade é que desde então
jamais parei de ler. No jardim de
infância (já aos cinco anos) a professora pedia que eu lesse histórias para os
colegas. Naquela turminha havia outra aluna que também sabia ler, daí a tarefa
era revezada entre nós duas: eu e a Luciana (hoje em dia somos amigas, nos
reencontramos nas redes sociais). Aqui um parêntesis: eu lembro que a
professora saía para tomar chá enquanto nos deixava lendo. Era praticamente um
treino para as aulas que eu viria a lecionar no futuro.
Em um natal, talvez o de
meus seis anos, eu pedira ao ‘papai noel’ que eu queria de presente apenas um
livro, de tão importante que era para mim a leitura. Abrir o presente e ver
aquelas capas coloridas e brilhantes, desvendar as histórias, ler e reler
durante minhas férias. Que natal maravilhoso! Dessa forma travei conhecimento
das autoras Ruth Rocha e Ana Maria Machado.
Aos dez anos, eu já havia
lido Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e outras obras diversas,
Érico Veríssimo, inclusive livro de medicina legal e outros da biblioteca de
Direito da minha mãe. Memórias Póstumas
de Brás Cubas é um livro que definitivamente chamou tanto minha atenção, era tão
engraçado, tem algo que faz com que todo ano eu tenha de relê-lo. Outro livro
importante e de releitura pessoal obrigatória é “O Pequeno Príncipe”.
Em dado momento, empreendi o
processo de leitura da bíblia desde gênesis. A princípio era um projeto de
início, meio e fim. Porém, ao chegar à genealogia de Jesus ficou extremamente
cansativo para mim e eu deixei de lado o meu empreendimento infantil.
Claro que na fase adulta
meus interesses mudaram um pouco e ficaram concentrados em autores como Chomsky
e Nietzsche.
Sou formada em Letras, leciono para o fundamental e médio e faço revisão de texto, tendo revisado teses de mestrado e doutorado, artigos e livros.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Revisão de textos: desvios comuns encontrados nos textos acadêmicos
Preliminarmente eu diria que a noção de erro é contestada pela
sociolinguística capitaneada por Marcos Bagno, sendo usada a expressão desvio
da norma. Que na escrita, especial na redação de teses, a norma culta é regra e
por isso os desvios devem ser evitados. Que o segredo da boa escrita é a
quantidade de leitura. Que para conhecer e identificar o que é um desvio da
norma é preciso conhecimento de disciplinas ministradas nos cursos de Letras.
Dito isso, os desvios:
A quebra da regra de acentuação da proparoxítona é um desvio bastante
comum.
A inobservância à concordância nominal e verbal é recorrente.
O uso inadequado dos demonstrativos também ocorre bastante.
Entre o pessoal do nível de especialização (pós, mestrado e
doutorado) acontece uma hipercorreção, que é quando quem escreve
corrige duplamente, digamos assim, incorrendo em erro (ao aplicar uma correção
sobre o que está correto, acaba errando). Na hipercorreção
é possível identificar que o estudante teve acesso à norma culta, mas não a
incorporou completamente. Algumas vezes indica [a hipercorreção] a mudança de
estrato social, em que pessoas de classe mais humilde em sua naturalidade não
utilizariam a norma culta no cotidiano, gerando momentos de hipercorreção na
fala e na escrita. A hipercorreção é estudada em sociolinguística [disciplina
do curso de letras].
Uso indiscriminado do corretor do Word (processador de texto da
Microsoft). [[O corretor ortográfico do word não é um professor de português,
não lê e compreende o que está sendo dito para oferecer a correção acertada.
Funciona por padrões de oração.]] É um bom recurso, mas deve ser usado com
critério.
Sou formada em Letras, leciono para o fundamental e médio e faço revisão de texto, tendo revisado teses de mestrado e doutorado, artigos e livros.
Assinar:
Postagens (Atom)