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domingo, 24 de setembro de 2017
Observar e absorver: Que vencedor, que nada
Observar e absorver: Que vencedor, que nada: Diante de uma sociedade que me obriga a coexistir com situações de extrema fragilidade e sofrimento, em que se aceita como "...
sexta-feira, 22 de setembro de 2017
domingo, 17 de setembro de 2017
sábado, 16 de setembro de 2017
A escrita em minha vida
Como primeira experiência de escrita eu tenho lembrança de ter escrito,
aos sete anos, um ‘livrinho’ denominado
“a liberdade e a esperança” com
ilustrações próprias. Minha tia (hoje falecida, também professora de português
e uma inspiração em minha vida) escrevera o prefácio. Senti-me tão profissional
e cheia de possibilidades quando o livro era exibido pelos adultos aos
visitantes para mostrar o meu suposto talento.
Minha experiência com a
escrita foi mais profusa no ensino médio,
quando eu relia/reescrevia obras canônicas em tom de humor a fim de realizar
apresentações para a disciplina de literatura. Naquela época, eu escrevi uma
peça sobre o “Negrinho do Pastoreio”, lenda regionalista gaúcha, com uma
apresentação para a turma, depois para o turno da noite e mesmo fora da escola.
Eu escrevi também a peça ‘Julieu e Rometa’ em que há o tom cômico e que foi bem
recebida pelo nosso público.
Fiz em parceria com uma
colega uma releitura cômica de ‘o pequeno príncipe’, entre outras peças menores.
A professora de literatura do ensino médio, Teresinha, foi super importante e a
grande responsável por nós desenvolvermos o gosto pelo teatro, pela escrita.
A leitura e a escrita em minha vida
Não lembro bem como, se fui
estimulada ou não, mas o fato é que eu comecei a ler aos quatro anos de idade.
Isso era muito peculiar na época...
A verdade é que desde então
jamais parei de ler. No jardim de
infância (já aos cinco anos) a professora pedia que eu lesse histórias para os
colegas. Naquela turminha havia outra aluna que também sabia ler, daí a tarefa
era revezada entre nós duas: eu e a Luciana (hoje em dia somos amigas, nos
reencontramos nas redes sociais). Aqui um parêntesis: eu lembro que a
professora saía para tomar chá enquanto nos deixava lendo. Era praticamente um
treino para as aulas que eu viria a lecionar no futuro.
Em um natal, talvez o de
meus seis anos, eu pedira ao ‘papai noel’ que eu queria de presente apenas um
livro, de tão importante que era para mim a leitura. Abrir o presente e ver
aquelas capas coloridas e brilhantes, desvendar as histórias, ler e reler
durante minhas férias. Que natal maravilhoso! Dessa forma travei conhecimento
das autoras Ruth Rocha e Ana Maria Machado.
Aos dez anos, eu já havia
lido Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e outras obras diversas,
Érico Veríssimo, inclusive livro de medicina legal e outros da biblioteca de
Direito da minha mãe. Memórias Póstumas
de Brás Cubas é um livro que definitivamente chamou tanto minha atenção, era tão
engraçado, tem algo que faz com que todo ano eu tenha de relê-lo. Outro livro
importante e de releitura pessoal obrigatória é “O Pequeno Príncipe”.
Em dado momento, empreendi o
processo de leitura da bíblia desde gênesis. A princípio era um projeto de
início, meio e fim. Porém, ao chegar à genealogia de Jesus ficou extremamente
cansativo para mim e eu deixei de lado o meu empreendimento infantil.
Claro que na fase adulta
meus interesses mudaram um pouco e ficaram concentrados em autores como Chomsky
e Nietzsche.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Revisão de textos: desvios comuns encontrados nos textos acadêmicos
Preliminarmente eu diria que a noção de erro é contestada pela
sociolinguística capitaneada por Marcos Bagno, sendo usada a expressão desvio
da norma. Que na escrita, especial na redação de teses, a norma culta é regra e
por isso os desvios devem ser evitados. Que o segredo da boa escrita é a
quantidade de leitura. Que para conhecer e identificar o que é um desvio da
norma é preciso conhecimento de disciplinas ministradas nos cursos de Letras.
Dito isso, os desvios:
A quebra da regra de acentuação da proparoxítona é um desvio bastante
comum.
A inobservância à concordância nominal e verbal é recorrente.
O uso inadequado dos demonstrativos também ocorre bastante.
Entre o pessoal do nível de especialização (pós, mestrado e
doutorado) acontece uma hipercorreção, que é quando quem escreve
corrige duplamente, digamos assim, incorrendo em erro (ao aplicar uma correção
sobre o que está correto, acaba errando). Na hipercorreção
é possível identificar que o estudante teve acesso à norma culta, mas não a
incorporou completamente. Algumas vezes indica [a hipercorreção] a mudança de
estrato social, em que pessoas de classe mais humilde em sua naturalidade não
utilizariam a norma culta no cotidiano, gerando momentos de hipercorreção na
fala e na escrita. A hipercorreção é estudada em sociolinguística [disciplina
do curso de letras].
Uso indiscriminado do corretor do Word (processador de texto da
Microsoft). [[O corretor ortográfico do word não é um professor de português,
não lê e compreende o que está sendo dito para oferecer a correção acertada.
Funciona por padrões de oração.]] É um bom recurso, mas deve ser usado com
critério.
segunda-feira, 11 de setembro de 2017
domingo, 10 de setembro de 2017
sábado, 9 de setembro de 2017
Plano de aula: como elaborar o projeto
Eu gostaria de contribuir com o conhecimento que adquiri na faculdade e fora dela, elaborando Planos de Aula para meus alunos, com um exemplo abaixo e dicas para escrever o seu Plano.
Nós, professores, devemos conhecer o projeto pedagógico da escola para preparar o Plano de Aula. Assim, o projeto de Língua Portuguesa está atrelado ao ensino de linguagens, códigos e suas tecnologias.
Tendo o conteúdo que você irá trabalhar, no caso do exemplo abaixo, literatura, podemos criar o Plano de Aula.
PLANO DE AULA
(modelo)
Data:
Objetivos: (os alunos deverão ser capazes de)
Ler e interpretar adequadamente o texto;
Identificar o texto como dissertativo;
Produzir texto dissertativo.
Conteúdos:
Texto "indique o texto a ser utilizado", publicado...(referencie o texto)
Conceito de texto dissertativo e produção textual.
Procedimentos
Técnicas: Aula expositivo-dialogada, atividade no grande grupo, leitura oral, por alunos voluntários, do texto proposto; resposta ao questionário anexado; construção do conceito no grande grupo; solicitação de produção textual.
Recursos: Texto fotocopiado, questionário fotocopiado, quadro para explicações adicionais.
Avaliação: Será considerado satisfatório se os alunos participarem de todos os momentos da aula, respondendo o questionário e produzindo o texto.
Instrumento: Observação da professora quanto à participação dos alunos, questionário respondido e texto produzido.
===============
Aqui o segredo é selecionar um texto que chame a atenção dos alunos e preparar um questionário que traga para os alunos a possibilidade de construir o conceito de teor dissertativo.
Após isso, ficará bem mais fácil trabalhar a produção textual.
Como encontrar palavras-chave no texto
Como encontrar palavras-chave no texto
Primeiro você precisa encontrar no texto o tema (conteúdo/assunto), com isso as palavras-chave irão surgindo naturalmente. Por exemplo se é um texto sobre educação abordando o processo de ensino-aprendizagem. Eis o tema: ensino-aprendizagem. Com isso temos o macrocosmo [ensino/aprendizagem], todas os vocábulos inseridos, devido ao sentido, nesse macrocosmo podem ser tomados como palavras-chave.
A atenção é para que a palavra escolhida seja macrocosmo de outras. Por exemplo, no suposto texto sobre educação alguns conceitos importantes, como cognição, desenvolvimento da linguagem, letramento, destacam-se, podes apostar que encontraste as palavras.
Agora se no texto não há desenvolvimento de conceito de cognição, por exemplo, para o texto não será uma palavra-chave.
Pensa como um guarda-chuva, dentro do "guarda-chuva culinária" podes encontrar no texto conceitos de alimentação saudável, preparo correto de alimentos, segurança alimentar, receitas de sopas.
Comece com exercícios simples, tirinhas e avance para textos técnicos. Comente aqui como está sua evolução!
Para entender como palavra-chave é importante, existe um algoritmo usado pela empresa google, quando digitamos uma palavra o algoritmo busca todas as palavras (que não escrevemos) relacionadas com a pesquisada, por sinonímia ou relações de sentido feita por quem busca a resposta ou quem criou os sites.
No entanto, não existe um extrator de palavras-chave para texto que substitua o raciocínio humano. Assim, localizar o tema do texto, a palavra-chave mãe, que muitas não é cópia do título, demonstra o seu raciocínio e poder de intelecção.
domingo, 3 de setembro de 2017
sábado, 26 de agosto de 2017
sexta-feira, 25 de agosto de 2017
Fatos de psicologia
- Qualquer amizade que nasceu no período entre 16 e 28 anos de idade é mais provável de ser robusta e duradoura.
- As mulheres geralmente preferem homens com vozes roucas profundas porque parecem mais confiantes e não agressivas.
- As pessoas que dão o melhor conselho são geralmente as que têm mais problemas. :(
- Quanto mais inteligente é a pessoa, mais rápido pensa, e mais descuidada é a caligrafia.
- Nossas emoções não afetam a forma como nos comunicamos. De fato, o oposto é verdadeiro: a maneira como nos comunicamos tem influência no nosso humor.
- A maneira como uma pessoa trata sua equipe revela muito sobre seu caráter.
- As pessoas que têm um forte sentimento de culpa são melhores para entender os pensamentos e sentimentos de outras pessoas.
- Os homens não são mais engraçados do que as mulheres: eles apenas fazem mais piadas, não se importando se outras pessoas gostem do humor ou não.
- As pessoas tímidas falam pouco sobre si mesmas, mas fazem isso de uma maneira que faz com que outras pessoas sintam que elas as conhecem muito bem.
- As mulheres têm duas vezes mais receptores de dor em seus corpos do que os homens, mas têm uma tolerância à dor muito maior.
- Ouvir música de alta frequência faz você se sentir calmo, relaxado e feliz.
- Se você não consegue parar seu fluxo de pensamentos durante a noite, levante-se e anote-os. Isso irá deixarsua mente à vontade para que você possa dormir.
- Bom dia e boa noite em mensagens de texto ativam a parte do cérebro responsável pela felicidade.
- Fazer coisas que o assusta irá torná-lo mais feliz.
- A quantidade média de tempo que uma mulher pode manter segredo é de 47 horas e 15 minutos. [sério????]
- As pessoas que tentam manter todos felizes geralmente acabam se sentindo mais solitárias.
- Quanto mais felizes estamos, menos sono precisamos.
- Quando você segura a mão de um ente querido, você sente menos dor intensamente e se preocupa menos.
- Pessoas inteligentes tendem a ter menos amigos do que a pessoa média. Quanto mais inteligente é a pessoa, mais seletiva se torna.
- Casar com seu melhor amigo elimina o risco de divórcio em mais de 70%, e esse casamento é mais provável que dure toda a vida.
- As mulheres que têm principalmente amigos do sexo masculino ficam de bom humor com mais frequência.
- Pessoas que falam duas línguas podem mudar inconscientemente suas personalidades quando mudam de um idioma para outro.
- Estar sozinho por um longo período de tempo é ruim para sua saúde como fumar 15 cigarros por dia.
- A viagem aumenta a saúde do cérebro e também diminui o risco de ataque cardíaco e depressão da pessoa. :)
- As pessoas parecem mais atraentes quando falam sobre as coisas que realmente estão interessadas.
- Quando duas pessoas falam umas às outras e uma delas gira ligeiramente os pés ou move repetidamente um pé na direção externa, é um forte sinal de desacordo e eles querem sair.
Bright Side compilaram a lista dos fatos de psicologia mais surpreendentes e eu fiz uma tradução livre (fonte original: https://brightside.me/inspiration-psychology/25-surprising-psychology-facts-that-will-help-you-better-understand-yourself-and-others-163255/).Baseado em materiais de 8FACT
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