terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Recolocação no mercado de trabalho LinkedIn

Eu fiquei bastante impressionada ao ver no meu feed do LinkedIn uma pessoa dizendo que jamais teve oportunidade de crescer e que o máximo que obteve depois de anos de dedicação foi uma carta de demissão.
 Embora eu não esteja 100% inteirada do que ocorreu, o fato dela dizer que sempre fez seu trabalho e nunca 'falou mal de ninguém' fez com que eu comentasse a fim de lhe proporcionar algum alento. 
Resolvi transcrever aqui, pois pode alguém estar passando pela mesma situação que ela (buscando recolocação) e precisar mesmo ler estas minhas linhas sobre o fato de não crescer nas empresas:
"Está explicado, você não fala mal de ninguém e cumpre o que lhe pedem. Grande parte das empresas beneficiam quem fomenta a discórdia, porque o problemático é a pessoa que se destaca ao criar um clima: apresenta o problema e a solução. Não creio que estejas errada. O mundo é competitivo e as pessoas mais vorazes provavelmente serão as beneficiadas com as promoções e não necessariamente as pessoas que trabalham direitinho. Estou torcendo por você, porque o mundo precisa de pessoas que façam a sua parte sem ter de pisar em ninguém, sem competir insanamente".


segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Como encontrar palavras-chave no texto

Primeiro você precisa encontrar no texto o tema (conteúdo/assunto), com isso as palavras-chave irão surgindo naturalmente. Por exemplo se tens um texto sobre educação abordando o processo de ensino-aprendizagem. Eis o tema: ensino-aprendizagem. Com isso temos o macrocosmo [ensino/aprendizagem], todas os vocábulos inseridos, devido ao sentido, nesse macrocosmo podem ser tomados como palavras-chave.
A atenção é para que a palavra escolhida seja macrocosmo de outras. Por exemplo, no suposto texto sobre educação alguns conceitos importantes, como cognição, desenvolvimento da linguagem, letramento, destacam-se, podes apostar que encontraste as palavras.
Agora se no texto não há desenvolvimento de conceito de cognição, por exemplo, para ele [o texto] não será uma palavra-chave.
Pensa como um guarda-chuva, dentro do "guarda-chuva culinária" podes encontrar no texto conceitos de alimentação saudável, preparo correto de alimentos, segurança alimentar, receitas de sopas.
 
Existe um algoritmo usado pela empresa google, quando digitamos uma palavra o algoritmo busca todas as palavras (que não escrevemos) relacionadas com a pesquisada, por sinonímia ou relações de sentido feita por quem busca a resposta ou quem criou os sites.
No entanto, não existe um extrator de palavras-chave para texto que substitua o raciocínio humano. Assim, localizar o tema do texto, a palavra-chave mãe, que nem sempre é cópia do título, demonstra o seu raciocínio.